Acção de Reivindicação Nacional (23 Abril 08)

Caros colegas!      

Na Assembleia Geral da Federação Nacional de AE's de Enfermagem, de 29 e 30 de Março que decorreu no Parque de Campismo da Ericeira, foi discutido e aprovado o plano reivindicativo a realizar. Ficou então decidido, que ao longo do mês de Abril e Maio decorrerão várias acções em vários pontos do país, organizando-se por Pólos Regionais.   

O Pólo Regional de Lisboa e Vale do Tejo, ao qual a nossa escola pertence, irá desenvolver uma Acção de Sensibilização da população, distribuindo panfletos e envergando o Luto Académico (veste o teu traje!)  

 Esta acção irá realizar-se dia 5 de Maio, pelas 17h na frente do Hospital de Santa Maria. Deste modo pretende-se ter uma maior visibilidade e causarmos mais impacto na população e na comunicação social.    Será entrege ao Governos Civil e ao Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior o documento Reivindicativo oficial da FNAEE.    

 "Este plano visa mostrar o nosso desagrado com a situação precária em que se encontra o Ensino Superior em geral e da Enfermagem em especifico. Esta situação dura à vários anos, sem que, no entanto, as entidades competentes como Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e a Direcção-geral do Ensino Superior (DGES) nos apresentem soluções. Aliás não só não apresentam, como não estão dispostos a ouvir as nossas opiniões e soluções para problemas como, o número excessivo de estudantes tendo em conta o mercado de trabalho, os locais de Ensino Clínico cada vez mais distantes, as condições das Instituições de Ensino que de ano para ano perdem a capacidade de dar resposta ao número de estudantes, e a Acção Social, que é claramente ineficaz e insuficiente para o Ensino Superior em geral e para a especificidade do curso de Enfermagem. (...) Ninguém nos irá defender se não nós próprios! Para todos estes dias de reivindicação é essencial que todos os estudantes participem e tenham um papel activo. Somos actualmente 13000 estudantes, o que nos dá uma força e um poder que poucos cursos do Ensino Superior têm. Agora, cabe-nos a nós usar essa força para a melhoria do Ensino Superior, da Formação em Enfermagem e da saúde em Portugal. Apenas juntos, conseguiremos fazer a diferença."                        
Gonçalo Cruz, direcção da FNAEE  

Dia 5, vamos reclamar os direitos de todos os estudantes, por uma melhor formação e uma consequente melhor pretação de cuidados!

Proponho que, às 16h  do mesmo dia, nos juntemos junto à Escola ( Rio de Mouro) e juntos nos desloquemos para Lisboa, para que quem tem dificuldade em se deslocar, possa também participar.

 

Saudações Académicas

Rafael Franco